Pular para o conteúdo
CMCC & Elas » Reportagens » Alba Colon – a engenheira multicampeã da NASCAR

Alba Colon – a engenheira multicampeã da NASCAR

Alba Lynnette Colon Rodriguez nasceu em 1968 em Salamanca, Espanha, e mudou-se com a família para Porto Rico aos 3 anos de idade. Formou-se engenheira mecânica pela Universidade de Porto Rico, onde é membro do conselho consultivo da faculdade de engenharia e do departamento de engenharia mecânica.

O sonho de Colon era ser astronauta, seguindo os passos de sua heroína, Sally Ride. Entretanto, sua trajetória mudou quando um professor apresentou o programa Fórmula SAE: Alba se tornou capitã da equipe, construindo carros de corrida movidos a energia solar. O bom desempenho na equipe, levou Colon ao seu primeiro emprego na General Motors.

alba colon
Alba Colon, contratada pela General Motors. Créditos: Divulgação Chevrolet Racing.

Ela foi inicialmente contratada pela General Motors em 1994 como engenheira de dados para o Oval Track Group. Em 1998, ela foi nomeada gerente do programa NHRA para a stock truck e, em 2000, encarregada de todos os programas de corrida de arrancada da GM Racing.

No ano seguinte, passou a liderar o programa de corrida mais visível da General Motors – a NASCAR Cup Series. Sob o comando de Colon, a Chevrolet acumulou 286 vitórias em corridas, 12 campeonatos de pilotos e 14 de fabricantes até a temporada de 2017.

alba colon
Créditos: Divulgação EngineBuilder Mag

Em 2018, Alba ingressou na Hendrick Motorsports como diretora de sistemas de competição da organização. Em sua função, trabalha para aprimorar os recursos que apoiam diretamente a competição na pista, incluindo o grupo de simulação, aquisição de dados, análise e tecnologias de comunicação, além de pesquisa e desenvolvimento.

“Como diretora do grupo de sistemas de competição, cuido de tudo que tem a ver com o lado da simulação do negócio. Também trabalhamos nos pneus, aquisição de dados, ferramentas de estratégia, todas as ferramentas que as equipes de corrida precisam para ganhar corridas e campeonatos.”

Alba é considerada uma das mulheres mais influentes do automobilismo. Em 2017, a Hispanic Heritage Foundation a reconheceu com o Prêmio STEM por suas contribuições em ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Já foi homenageada como uma das 23 mulheres engenheiras mais poderosas do mundo pela Business Insider e nomeada uma das 20 mulheres de elite da Hispanic Business Magazine.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *