Pular para o conteúdo
CMCC & Elas » Reportagens » Ela está em tudo

Ela está em tudo

A exposição Ela está em tudo é dedicada a mulheres que gostam de matemática. Ela foi concebida durante o Biênio da Matemática no Brasil (2017-18) com o objetivo de colocar o público em contato com temas matemáticos interessantes e, ao mesmo tempo, romper com o mito de que matemática não é coisa de menina.

Voluntárias com perfis diversos — estudantes e profissionais, atuando dentro ou fora da sala de aula — foram entrevistadas e fotografadas. Além disso, cada uma delas escolheu um tema matemático de seu interesse, que foi explorado e explicado pela equipe num texto acessível ao grande público.

A primeira edição da exposição ocorreu no CDI, Centro de Difusão Internacional da USP, no âmbito da Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo, em outubro de 2017.

Em novembro e dezembro de 2017 foi a vez da Universidade Federal do ABC recebê-la! A primeira parada foi o Piso Vermelho do Campus Santo André. Logo em seguida, a exposição partiu para o Campus de São Bernardo do Campo.

A exposição na UFABC.

O saguão do Bloco B do Instituto de Matemática e Estatística da USP recebeu a exposição em maio de 2019.

A exposição no IME-USP.

Por fim, a exposição permaneceu no saguão do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp até junho de 2019.

A exposição no IMECC. Em destaque, a interatividade do último painel: em vez de foto, nuvem de palavras e textos, foi colocado um espelho e foram disponibilizados post-its coloridos para que cada mulher se veja como parte da exposição e possa deixar nela a sua marca! 🙂

É possível conhecer um pouco da história dessas mulheres e se encantar com a matemática que as fascina em https://elaestaemtudo.ime.usp.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *