Pular para o conteúdo
CMCC & Elas » Reportagens » 12 de Maio: Dia Internacional das Mulheres na Matemática

12 de Maio: Dia Internacional das Mulheres na Matemática

Leia sobre a história e a importância da data para a representativa de gênero nas ciências

12 de Maio: Esta foi a data escolhida para celebrar o Dia Internacional das Mulheres na Matemática. Não por coincidência, também é dia e mês de nascimento de Maryam Mirzakhani (1977-2017), única mulher a receber a Medalha Fields, maior honraria da área.

A definição da comemoração veio em 2018 durante o I Encontro Mundial para Mulheres na Matemática, no Rio de Janeiro. O evento reuniu centenas de cientistas de todo o mundo para debater, dentre outras pautas, a questão de gênero nas ciências.

O objetivo do dia é inspirar mulheres em todos os lugares do mundo, celebrar suas conquistas em matemática e incentivar um ambiente de trabalho acolhedor e inclusivo.

Datas como essa são importantes para fortalecer a luta pela igualdade de gênero e pela maior participação feminina no universo científico. Há um potencial inspirador muito forte, cria-se um ambiente de respeito e reconhecimento pelas pessoas envolvidas, pela dedicação e por seus trabalhos. Há espaço para mulheres na Matemática, este lugar também as pertence.

May12: A iniciativa May12, apoiada por diversas organizações, é um site que reúne eventos locais ou virtuais em homenagem às mulheres na matemática no mundo inteiro. O foco principal são as atividades vindas do meio acadêmico. A plataforma coleta informações, fornece coordenação, visibilidade e algumas ideias e materiais para iniciativas em relação às mulheres na área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *