Quem é Aleja Rada?
Matemática, fofoca e zumbis!

No 9º episódio da nossa websérie, você vai conhecer a Professora Aleja Rada. Aleja é colombiana e foi lá que se graduou e fez o mestrado em Matemática, área que sempre gostou. Até que em 2008, Aleja decidiu fazer o doutorado em Estatística na USP (Universidade de São Paulo). Durante o doutorado, Aleja adotou o Brasil como morada. Desde 2017 é professora do CMCC – UFABC mas já contava com alguma experiência didática. Ela vai nos contar das dificuldades para se adaptar em um novo país, da importância dos amigos durante a vida acadêmica, da escolha da área de pesquisa dentre outras coisas. Assustou-se com a falta de representatividade feminina e negra nas universidades brasileiras e conta como começou a atuar para melhorar esse quadro.
Agora, vamos contar alguns segredos: Aleja gosta de fofoca. Isso mesmo, você leu direitinho!  E tem mais, durante a pandemia, adquiriu uma nova habilidade: matar zumbis! Ficaram curiosas? Assistam o episódio aqui.

Muitos estudantes e professores tem se mostrado vulneráveis, desde antes da pandemia, a distúrbios da saúde mental, tais como ansiedade e depressão. Com a chegada da pandemia de Covid-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2, esta vulnerabilidade aumentou com a incerteza, o confinamento, entre outras novas condições do cenário.
Como isso influenciou a vida acadêmica? Que consequências teve para os alunos e professores? Pioraram os problemas de saúde mental pré-existentes? A pesquisa desacelerou?  Como vamos continuar lidando com isso?

Esse foi o tema da mesa de discussão do ELAMAP – Encontro Latino-Americano de Matemática e Aplicações que a Aleja comentou com a gente. Clique e confira na íntegra

Durante a pandemia Aleja descobriu duas maneiras muito interessantes de lidar com o confinamento.
Abaixo você descobre um pouco mais sobre a arte da panificação com fermentação natural
e quais jogos foram os escolhidos para descarregar totalmente o estresse!!!

Massa "madre" e a fermentaçao natural!

Massa lêveda, massa madre ou levain – em inglês: sourdough – é a massa fermentada através de lactobacilos e leveduras presentes naturalmente no ambiente e nos grãos do cereal do qual a farinha foi feita. A massa lêveda caracteriza-se por um azedume suave que não se manifesta na maioria dos pães feitos com fermento de padeiro. Além disso, a massa lêveda possui um tempo de armazenamento superior às massas convencionais devido ao ácido lático produzido pelos lactobacilos, impedindo que outros micro-organismos se manifestem. Desta forma, os produtos alimentícios feitos a partir da massa lêveda possuem uma vida útil consideravelmente maior. O pão produzido com massa lêveda costuma ser chamado de pão de fermentação natural ou pão de fermentação lenta ou pão de levain!

Adaptado wikipedia

Pãezinhos maravilhosos, feitos pela Aleja!

Hot links sobre fermentação e panificação

Criado em 2015, o grande propósito do Massa Madre é aproximar as pessoas por meio da criação de uma rede que valorize e mantenha a busca constante por inovação, informação e conhecimento nos campos da panificação, da confeitaria e áreas correlatas.
fonte: website

Com anos de experiência em fermentação natural, a nutricionista Neide Rigo, famosa pelo Panc na City possui um blog fantástico onde compartilha receitas de dar água na boca! Vamos deixar o link direto ao que interessa – Levain do zero ao pão assado. Devorem o blog e o intagram porque é demais!

Hora de acabar com o estresse... Vamos jogar?

Viva o horror da sobrevivência como nunca antes!

O vírus se espalhou pelo mundo,
mas a humanidade está longe de desistir!

Viaje num mundo sombrio e elemental,
repleto de criaturas terríveis!

Lidere uma civilização desde a Idade da Pedra
até à Era da Informação!

Presos num mundo fantástico
onde o tudo pode acontecer!

O único objetivo é criar o máximo de estragos possível!