Quem é Aleja Rada?
Matemática, fofoca e zumbis!
No 9º episódio da nossa websérie, você vai conhecer a Professora Aleja Rada. Aleja é colombiana e foi lá que se graduou e fez o mestrado em Matemática, área que sempre gostou. Até que em 2008, Aleja decidiu fazer o doutorado em Estatística na USP (Universidade de São Paulo). Durante o doutorado, Aleja adotou o Brasil como morada. Desde 2017 é professora do CMCC – UFABC mas já contava com alguma experiência didática. Ela vai nos contar das dificuldades para se adaptar em um novo país, da importância dos amigos durante a vida acadêmica, da escolha da área de pesquisa dentre outras coisas. Assustou-se com a falta de representatividade feminina e negra nas universidades brasileiras e conta como começou a atuar para melhorar esse quadro.
Agora, vamos contar alguns segredos: Aleja gosta de fofoca. Isso mesmo, você leu direitinho! E tem mais, durante a pandemia, adquiriu uma nova habilidade: matar zumbis! Ficaram curiosas? Assistam o episódio aqui.


Muitos estudantes e professores tem se mostrado vulneráveis, desde antes da pandemia, a distúrbios da saúde mental, tais como ansiedade e depressão. Com a chegada da pandemia de Covid-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2, esta vulnerabilidade aumentou com a incerteza, o confinamento, entre outras novas condições do cenário.
Como isso influenciou a vida acadêmica? Que consequências teve para os alunos e professores? Pioraram os problemas de saúde mental pré-existentes? A pesquisa desacelerou? Como vamos continuar lidando com isso?
Esse foi o tema da mesa de discussão do ELAMAP – Encontro Latino-Americano de Matemática e Aplicações que a Aleja comentou com a gente. Clique e confira na íntegra
Durante a pandemia Aleja descobriu duas maneiras muito interessantes de lidar com o confinamento.
Abaixo você descobre um pouco mais sobre a arte da panificação com fermentação natural
e quais jogos foram os escolhidos para descarregar totalmente o estresse!!!
Massa "madre" e a fermentaçao natural!
Massa lêveda, massa madre ou levain – em inglês: sourdough – é a massa fermentada através de lactobacilos e leveduras presentes naturalmente no ambiente e nos grãos do cereal do qual a farinha foi feita. A massa lêveda caracteriza-se por um azedume suave que não se manifesta na maioria dos pães feitos com fermento de padeiro. Além disso, a massa lêveda possui um tempo de armazenamento superior às massas convencionais devido ao ácido lático produzido pelos lactobacilos, impedindo que outros micro-organismos se manifestem. Desta forma, os produtos alimentícios feitos a partir da massa lêveda possuem uma vida útil consideravelmente maior. O pão produzido com massa lêveda costuma ser chamado de pão de fermentação natural ou pão de fermentação lenta ou pão de levain!
Adaptado wikipedia
Pãezinhos maravilhosos, feitos pela Aleja!


![IMG_20200701_170200502[1]](https://elas.cmcc.ufabc.edu.br/wp-content/uploads/2022/10/IMG_20200701_1702005021-scaled-e1667249088856-300x300.jpg)
Hot links sobre fermentação e panificação
Criado em 2015, o grande propósito do Massa Madre é aproximar as pessoas por meio da criação de uma rede que valorize e mantenha a busca constante por inovação, informação e conhecimento nos campos da panificação, da confeitaria e áreas correlatas.
fonte: website
Com anos de experiência em fermentação natural, a nutricionista Neide Rigo, famosa pelo Panc na City possui um blog fantástico onde compartilha receitas de dar água na boca! Vamos deixar o link direto ao que interessa – Levain do zero ao pão assado. Devorem o blog e o intagram porque é demais!
Hora de acabar com o estresse... Vamos jogar?
Viva o horror da sobrevivência como nunca antes!
O vírus se espalhou pelo mundo,
mas a humanidade está longe de desistir!
Viaje num mundo sombrio e elemental,
repleto de criaturas terríveis!
Lidere uma civilização desde a Idade da Pedra
até à Era da Informação!
Presos num mundo fantástico
onde o tudo pode acontecer!
O único objetivo é criar o máximo de estragos possível!