O 8º episódio da nossa websérie é estrelado por Ana Lígia Scott, mulher trans e líder do Laboratório de Biologia Computacional e Bioinformática da UFABC. A Ana Lígia tem uma formação multidisciplinar de dar gosto: na graduação cursou Computação, mas fez iniciação científica junto ao Departamento de Física e trabalhou com Biologia; ela voltou para a computação no mestrado, e se especializou em Biofísica no doutorado; e, como se não bastasse, ela trabalhou nas áreas de Bioquímica aplicada à Farmacologia e Biologia Computacional nos pós-doutorados que fez! Com toda essa bagagem, ela é capaz de colaborar com a indústria farmacêutica fazendo o primeiro estudo básico! Quer entender melhor o que isso significa? Ela te explica! E ela também te conta sobre como é ser uma mulher trans no meio acadêmico: as dificuldades vão de entraves para usar o nome social a agressões verbais inimagináveis. Assim como ela, nós acreditamos que “a invisibilidade só pode ser combatida com visibilidade” e, por isso, convidamos você a apertar o play e conhecer essa trajetória inspiradora e de coragem!
Se combater a invisibilidade é necessário,Ana Lígianão foge àluta! Confira sua participação em matérias que discutem a representatividadeLGBTQIA+, obstáculos, desafios e superações.
Presença de trans no ensino superior avança, mas ainda esbarra em desafios
HerScience De Desbravadoras do Universo O HerScience é um canal de podcast dentro do projeto Desbravadoras do Universo. Por aqui, nossa missão é divulgar o trabalho de pesquisadoras, além de falar sobre a ciência feita por e para ELAS! Abaixo você confere uma incrível entrevista com a Ana Lígia 😉 👇🏽
A atuação de pessoas trans e travestis
nas diferentes áreas acadêmicas.
♥ Laboratório de Biologia Computacional e de Bioinformática da UFABC ♥
Orgulho da Ana Lígia, o laboratório investiga sistemas biológicos utilizando Dinâmica Molecular, Modos Normais, técnicas de Docking Molecular e Mineração de Dados. O laboratório possui como linha principal de estudo a dinâmica estrutural de proteína e suas funções.
Clique e conheça mais sobre os projetos desenvolvido publicações, membros, colaboradores e linhas de pesquisa!